segunda-feira, 26 de maio de 2008

Vamos falar sobre as drogas?








Por: Daniel (Bauduco)


As drogas sempre foram um tabu, e apesar de igrejas, governos e famílias reprimirem, o consumo só tem aumentado, principalmente entre os jovens. As autoridades já não sabem mais o que fazer, mas não vêem que suas ações é que estão engessadas. O grande problema não é a banalização do consumo, mas sim o fato de aproximar a maconha de drogas pesadas, e distanciá-la de drogas lícitas como o cigarro e as bebidas alcoólicas. Já que todos sabem que a maconha é a porta de entrada para drogas pesadas, e na maioria das vezes, o usuário não quer se sujeitar a manter um contato estreito com os traficantes.
A sociedade se baseia em princípios morais fortalecidos pela mídia, e não se interessa em estudar o assunto, prefere se alienar. Numa análise rápida, podemos observar através de pesquisas que na Holanda, onde o consumo é liberado com uma política que favorece, o uso da maconha é proporcionalmente menor do que nos EUA, onde a maconha é proibida. E ao mesmo tempo em que a mídia condena, esta se revela hipócrita. Já que os filmes fazem glamour sobre as drogas, e vários ídolos têm suas imagens fortalecidas por terem um posicionamento favorável ao consumo.
Legalizar agora? Não, já que a situação ainda é vista como caso de polícia, e não como saúde pública, e sequer temos educação a respeito disso. Mas vamos abrir espaço para discussão? Sem demonizar a erva, mas também sem colocá-la num altar. A Marcha da Maconha foi uma excelente oportunidade para debater, mas a liberdade de expressão não foi respeitada, e o movimento foi oprimido tanto pela polícia quanto por movimentos que se auto-intitulam em defesa da família, mas que não têm propriedade para se informar melhor.
E cada um tem sua liberdade de escolha, desde que respeite o espaço dos outros. É comprovado que cada um tem um modo de encarar a vida, seja ao se devotar à religião, buscar o auto-conhecimento, criar relações, consumir drogas lícitas ou não, ou até mesmo se matar e desistir da vida. Mas é um erro criminalizar uma escolha de vida.
Sites indicados para mais informações:

11 comentários:

Anônimo disse...

equilíbrio, equilíbrio

Leide Theophilo disse...

É Bauduco... parabéns por abordar um tema polêmico de uma forma gostosa de ler e depois reler só para refletir. Sua fã!

Elson disse...

Preciso reafirmar nossas conversas: nada mais precioso e necessário q uma voz honesta. Sua postura é muito sóbria, meu irmão. Sugiro inclusive que vc se inteire da Campanhas para Redução de Danos, iniciadas em Santos-SP, e adaptadas aos delicados contextos de nosso país. Tive oportunidade de trabalhar com um dos braços dele em Brasília. Se posso ainda, vá para campo! Converse com pessoas, procure posicionamentos. Crie algo diferenciado, particular e, justamente por isso, universal.

Orgulhoso! Siga...

Engenho Novo disse...

Primeiro gostaria de dizer que adorei o novo visual do jornal. Espero que ele sinalize novos tempos, mais provocadores e extensivos para horizontes ainda maiores.
Pessoalmente não acredito na legalização da maconha ou coisa parecida no Brasil. Concordo que seria mais inteligente sair do armário hipócrita e liberar "do preto". Porém nosso país não tem estrutura social e moral ainda para isso. Antes de liberar a maconha como na Suíça, precisamos ter um sistema educacional como ou melhor que o de lá. O topo do poder aduba e rega à leite as mudinhas da erva. O tráfico é o Quarto Poder. Na verdade ninguém está lutando contra nada, por que "eles" também mamam das tetas gordas da impunidade.
Gosto de seu texto,Daniel Bauduco, pela clareza, por que vejo seu estilo aflorando e sinto o cuidado com que foi escrito.
Conhecendo um pouco mais de ti acho que poderia inserir mais de você. Sei que algumas vontades foram editadas, termos amenizados. Sua opinião é forte e deliciosamente rica. Quero mais Daniel nos textos. Quero às vezes sentir uma pontinha de raiva ou inveja. Por enquanto sinto orgulho do meu amigo e de um ídolo das palavras que vai se formando. Perdoem o comentário "basição", sei que essa conversa é velha, mas parei no tempo em relação às drogas, não comento o que não entendo ou não quero entender. Fico somente com minha relação íntima e pessoal com o assunto.

HASTA

Anônimo disse...

Sim, escrito com cuidado! Não é pra menos, já que, ao se tratar de um tema delicado como esse, todo o cuidado é pouco para que uma opinião não seja interpretada de outra forma.
Bom, vamos deixar a escrita de lado e focarmo-nos no tema! No "meu ponto de vista opinativo de opinião propria e pessoal" eu sou a favor da legalização da maconha desde que antes exista um estudo verdadeiro sobre espécies, efeitos e possíveis problemas caudados pelo uso. Afinal de contas, quando falam em legalização da maconha, pensa-se "De onde ela virá?". Para quem não sabe, o Brasil é o maior exportador de Tabaco, assim como hoje de soja e etanol da Cana-de-açúcar, além de laranja e tantos outros produtos. Isso faz voltar à questão, será que se a maconha for legalizada, o Brasil também será o maior produtor e exportador de maconha do planeta? Clima, terra e Embrapa para isso nos já temos, mas como afetará a economia no auge do etanol e Biodiesel? Fidel reclamará mais uma vez? Sejamos um pouco mais realista, legalizar não é tão simples como parece! Valeu Baudducoso!

Daiane Santana disse...

Bom... Ufa... digo que antes de comentar, andei lendo muito.(com a ajuda dos links)

" O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
(Mateus. Cap. 15, vers. 11)"

PS: Fui na bíblia ver se era verdade... e realmente é... com algumas modificações é claro ... e que pena que esta pode ser interpretada de várias formas ...

Mas bem... realmente ao que disseram já, com certeza vc deve ter "matutado" bastante para editar este post, afinal não opinou nem á favor e nem contra a "erva" diga-se de passagem que não quis se opor a "legalização ou não".
Em relação a economia do país, deve-se ter 1 educação de base, (lembro-me de conversas quanto a educação e meio ambiente também, já que é minha área) e brasil ainda não é capaz de se ter, mas dizer apenas isto é complicado e também tentar revolucionar... pior ainda.

"Satisfações momentâneas" são fáceis de serem obtidas mas ainda recriminadas por falta de diálogo ou até mesmo de espaço. Não digo apenas no Brasil... Existem pessoas que até mesmo sem ter vivenciado o ato de "fumar a erva" se opõe a "estudos mais aprofundados" e a debates que na minha opinião é excencial.

No mais fiquei estupefada (bom) com sua finalização ... realmente cada um tem o "livre arbítrio" de escolher o que bem entender... afinal existem coisas muito piores (se é que para o indivíduo isso é ou não pior) para se comparar aos efeitos da maconha, ou ao que ela venha trazer de malefício, digo ao fato de associarem a maconha com a porta de entrada para outros tipos de drogas.
Parabéns pelo post, espaço, belíssimo layout do Blog e sucesso em suas decisões!
Att: Daiane Santana. "Viva ô Verde" ops .. vivoverde.blogspot rs

Bye guys!!

Anônimo disse...

Pra mim maconha deveria ser enquadrada em drogas lícitas. Ela atrapalha algumas coisas no nosso corpo, como por exemplo, destruir neurônios, se intrometer no processo de crossing over no processo de meiose das células gaméticas. Cigarro dá cânceres, álcool mata valentes na estrada. Pow, mas olha só, vai sair a lei que não deverá ter nenhum teor alcoólico no sangue enquanto dirige, a nova tendência é banir o cigarro de ambientes fechados como bares e boates. Se a maconha for legalizada, qual serão os empencilhos dela?
Na Holanda não é tudo de bom, vi um programa-documentário mostrando da vida dos drogados que dão trabalho pro estado, pras famílias. Às veze só acho que as pessoas não têm limites, não há livre arbítrio coletivo. Não que eu seja contra a legalização da maconha, mas é acredito pouco nas outras pessoas. Só que desde os tempos mais remotos as pessoas se "drogavam", alúcinógenos, tabaco, vinho, é da nossa raça humana mesmo. No geral, sou a favor mais da maconha pra uso medicinal. A outra parte da discução melhor ser deixado mais pra frente.

Anax disse...

O governo ja fez muita campanha e a população tenho certeza que esta 99% ciente e conciente sobre o assunto. A questão da droga ser licita ou ilicita é um mero detalhe legislatorio e jurisdicional, diferente do que muitas pessoas pensam licitude ou ilicitude, não significa categoricamente bom ou ruim e sim permitido por e lei e não permitido apenas isso.

O fato de proibir é besteira sempre usa quem quer todo mundo sabe dos males.

Unknown disse...

Liberadas, acho que as drogas causariam menos problemas. A fiscalização sobre elas e quem cometesse cagadas por aí sob efeito delas, seria muito mais fácil. Claro que não dá pra liberar tudo de uma vez, e no mesmo tempo que fossem liberadas, seria preciso soltar muita informação, como tem ong por aí que já faz (e é escomungada pela sociedade), incluindo ensinar a usar cada droga de uma forma que não vá te ferrar, viciar. Mas tem jeito de acreditar na liberação sabendo que tem muuuuuuita gente poderosa que lucra absurdos com o tráfico? E sabendo também que o povo é acomodado demais, e dificilmente se importaria em acolher informações honestas sobre o assunto?
Vixi véi, teria primeiro que educar a maior parte do país pra que as pessoas pudessem pelo menos formar uma opinião e ter consciência sobre as drogas.

Anônimo disse...

Bauduco (posso chamá-lo assim tb??!!) gostei muito da sua iniciativa. A sociedade precisa discutir o tema. Não dá para continuar empurrando sujeira para debaixo do tapete, como se as coisas não acontecessem. O Brasil vive essa hipocrisia da liberdade, da não discriminação, de sociedade aberta e, ao mesmo tempo (em ritmo totalmente contraditório), ainda cria clima em pleno ano 2008 para beijo gay na novela!!! Pode??!! Vamos falar, mexer, escancarar os assuntos. É isso que move a nossa profissão.
Abç.
Profa. Marluce.

Davi Overrem disse...

tinha prometido um comentário aqui, e tava adiando isso, balducco meu véi, o ponto X que vc bateu foi esse aqui

"A sociedade se baseia em princípios morais fortalecidos pela mídia, e não se interessa em estudar o assunto, prefere se alienar."

não só com a maconha, esse é GRANDE problema em qualquer aspecto, falta de informação, absorsão defasada de qualquer mensagem passada com interesses próprios.