quinta-feira, 1 de maio de 2008

Introdução ao Jornalismo (Trabalho)

Por: Daniel, Ithalo, Reginaldo, Henrique e Mário
A prática do jornalismo é um conflito constante. A entrevista do Nassif nos mostra isso. Os jornalistas sempre agradam uns e desagradam outros, e como se isso não fosse suficiente, existem conflitos entre os próprios colegas de profissão, já que alguns jornalistas se dedicam exclusivamente ao ataque aos colegas.
Nassif critica a Revista VEJA, por esta utilizar uma política intimidadora contra jornalistas que não compartilham dos mesmos interesses que a mesma, como se a VEJA fosse a “dona” da razão. Com a credibilidade que adquiriu por ter tantos anos de experiência, Nassif afirma que a prática mais comum nos jornais, atualmente, tem sido o jornalismo irresponsável. Ele cita o caso do avião da TAM para provar isso: A Globo testou diversas hipóteses ao público, antes que as investigações fossem concluídas.
Foi se o tempo em que os jornais só tinham “rabo preso” com o leitor. Os leitores se tornaram vítimas de informativos publicitários descarados. Mas para isso, já existe uma solução imediata: o desenvolvimento de meios de comunicação independentes. A blogosfera é considerada hoje, um refúgio para aqueles que buscam a seriedade, responsabilidade e imparcialidade no jornalismo de outrora.
OBS: A editora geral não fez nenhuma correção, foi postado como enviado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ok, e o que vcs acham disso? Vcs concordam? Na entrevista deu para tirar algumas conclusões acerca do jornalismo atual e mais especificamente da Veja. De fato temos vivido tempos de jornalismo declaratório (qualquer um pode declarar o que quiser que o jornalista publica sem apurar) e de denuncismo (denúncias sem comprovação e sem investigação jornalística). Ou seja, o jornalismo tem perdido a sua essência que é exatamente apurar e investigar. Todo jornslismo é investigativo, não existe uma categoria à parte para isso. Todos os fatos são "prenhes" de investigação, de levantamento, de apuração. Não dá para ver matérias e mais matérias sem esse compromisso, cumprindo apenas aos interesses ecnômicos e políticos da empresa jornalística. Ser partidário não é o problema; o problema é não revelar isso ao leitor, é vender a idéia de jornalismo imparcial e objetivo.

Profa. Marluce.