segunda-feira, 5 de maio de 2008

A sua casa te faz bem?




Por: Reginaldo

Sua casa é viva ou morta? A pergunta soa estranha, com certeza. E você logo responderá que casa é algo inanimado. A casa é feita de pedras, tijolos, madeira, portanto, não tem vida. Entretanto, existem casas que são mortas. Você as adentra e sente em todos os cômodos a inexistência de vida. Sim, dentro delas habitam pessoas, famílias inteiras.
Mas são aquelas casas em que quase tudo é proibido. Tudo tem que estar tão arrumado, ajeitado, sempre, que não se pode sentar no sofá porque se está arriscando sujar o revestimento novo e caro. Casas em que o quarto das crianças é impecável. Todos os bichinhos de pelúcia, por ordem de cor e tamanho, repousam nas prateleiras.
Essas casas são frias. Pequenas ou imensas carecem do calor da descontração, da luz da liberdade e da iluminada possibilidade de dentro delas se respirar, cantar, viver. As casas vivas já demonstram, desde o jardim, que nelas existe vibração e alegria. No gramado, a bola quieta fala da existência de crianças na casa. A bicicleta, meio deitada, perto da garagem, diz que pernas infantis até a pouco a movimentaram com vigor.
Em todos os cômodos se reflete a vida. No sofá, um ursinho de pelúcia denuncia a presença de um pequenino danado que carrega seu companheiro por todos os cantos. Na saleta, livros, cadernos e lápis dizem dos estudos que se repetem durante horas. O dicionário aberto, um marcador de páginas assinalando uma mensagem preciosa, falam de pesquisa e leitura atenciosas. A cozinha exala a mensagem de que ali, a qualquer momento, pode chegar alguém e se servir de um copo d'água, um café, um pedaço de pão. Os quartos traduzem a presença dos moradores. Cores alegres nas cortinas, janelas abertas para que o sol entre em abundância. Os travesseiros um pouco desajeitados deixam notar que as crianças os jogam, vez ou outra, umas contra as outras, em alegres brincadeiras. Enfim, as casas vivas são aquelas em que as pessoas podem viver com liberdade. O que não quer dizer com desordem ou bagunça.
As casas vivas são aquelas nas quais os seus moradores já descobriram que elas foram feitas para morar, mas, sobretudo para se viver. Transforme sua casa, pequena, seja de madeira ou uma mansão, num lugar agradável de retornar, de se viver, de se conviver com a família, os amigos e os amores.

(Este texto é parcialmente meu. Alguns trechos foram “roubados”).

5 comentários:

Anônimo disse...

Você vive em um lar ou mora em uma casa?

Anônimo disse...

Ótima colocação Bauducco. Acredito que quando nossa casa é acolhedora e agradável ela se torna um lar. E não só um monte de alvenaria "bem empilhada".

Susana Aguiar disse...

ah se for por coisas fora do lugar.. minha casa e principalmente meu quarto são bem vivos...
parabéns Regis

Engenho Novo disse...

Me sinto em casa na UFT. Queria poder passar mais tempo lá...
Investe amigo, texto claro, bem organizado, gostoso de ler como vc.UIUIU! Régis entre por favor!

Davi Overrem disse...

minha casa é mt boa...
mais existem casas que ja vi melhores...
a da minha tia em teresina,
vo te falar, aquilo sim eh uma casa viva,
ainda mais quando se entra naquela
cozinha.. AUHAUHAUhuAaaUHA
eita vida... kkkkkk