segunda-feira, 5 de maio de 2008

Introdução ao Jornalismo (Trabalho)

Por: Mávia, Thiago, Luiz Otávio, João Carlos.

O grupo entendeu que os textos falam sobre os diferentes grupos de jornalistas existentes, sendo que os que primam pela ética e compromisso com a verdade estão atualmente na mira daqueles que procuram utilizar o jornalismo como arma de controle de opinião e comportamento, onde são atacados, caluniados e condenados, todos aqueles que têm idéia diferente da corrente vigente.
Um bom exemplo disso são as matérias anti-governo, onde é atacada a figura institucional do presidente, servidor maior de um país, autoridade constituída pelo povo. A imagem do governante, e a do homem que ocupa o cargo, são confundidas e estas atacadas de modo covarde, mentiroso as vezes jocoso, sem que haja a possibilidade de um argumento de defesa. Os responsáveis por tais matérias, mantém um arsenal de argumentos, que comprovam suas acusações, por mais tolas que estas possam parecer, mostrando a massa que sua publicação é a mais verdade .
Criaram a indústria da denuncia, caça as bruxas mesmo, onde qualquer pessoa pode ser acusada, sem direito de defesa, e quem ousar ir contra, contestas ou tentar a defesa dos acusados, será taxado de mentiroso, criminoso e irresponsável.
Este jornalismo mercenário tende a destruir uma classe que durante anos mostrou a sociedade, os caminhos, os problemas e as saídas para suas crises, onde muitos jornalistas emprestaram suas vidas e outros tantos morreram, para que a liberdade de imprensa servisse de arma contra a tirania que imperava em nosso país.
Até onde permitiremos tais atitudes?
OBS: A editora geral não fez nenhuma correção, foi postado como enviado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ok pessoal. Uma coisa interessante de analisar é que hoje busca-se muito os blogs para sair do esquema político-ideológico das grandes empresas de comunicação. Nessas empresas, como aparece no texto da revista Fórum, no caso Nassif, regem-se por grandes interesses econômicos, por trás dos quais estão tb os interesses políticos. O mais importante é que novos espaços estão se aabrindo para a discussão do papel da mídia e de questões que não são debatidas com a devida seriedade pela mídia em geral.
Outro ponto a se observar é que a liberdade de imprensa não é tão irrestrita, já que até blogs são tirados do ar quando fere esses interesses.
É preciso estar muito atento às manobras por que passam as notícias e aprender a não "comprar" a informação de forma ingênua, sem uma checagem em várias fontes.

Profa. Marluce.