segunda-feira, 23 de junho de 2008

Palmas para o Teatro






Por: Reginaldo de Almeida


Em função da importância das atividades culturais, especialmente teatrais, fizemos um levantamento do que temos hoje em Palmas tanto em espaço físico, como em investimento para a área. É uma forma de incentivar mais grupos a participar e estimular os que já trabalham com arte na cidade e no Estado a produzir sempre mais. “Um espaço, um homem que ocupa este espaço, outro homem que o observa. Entre ambos a consciência de uma cumplicidade. O primeiro sozinho ou acompanhado mostra um personagem e um comportamento deste personagem, enquanto o segundo, sozinho ou acompanhado sabe que tem diante de si uma reprodução, falsa ou fiel, improvisada ou previamente ensaiada de acontecimentos que imitam ou reconstituem imagens da fantasia ou da realidade”. Esse trecho do livro O que é Teatro? De Fernando Peixoto, nos incita a discutir um pouco essa opção de cultura e lazer tão importante, mas tão pouco valorizada em nossa cidade. Sabemos que ainda temos poucos espaços e as oportunidades de fomento também não são das melhores, mas já há algumas iniciativas. Procuramos levantar o que existe hoje em Palmas em termos de espaços físicos e propostas ou programas de incentivo público às artes para dar a conhecer essas oportunidades tanto aos profissionais da área como à comunidade, que pode participar e cobrar mais políticas públicas de cultura.
O teatro vai além da encenação e não se prende a um espaço físico. Ele pode ser feito nas ruas, nas praças, e oficialmente no Teatro, estrutura construída especialmente para as apresentações teatrais. A palavra Teatro pode designar tanto um espaça físico, quanto o trabalho de interpretação realizado pelos atores. Em Palmas, a história do teatro como estrutura física começa em 26 de Setembro de 1996, quando foi inaugurado o Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural. Ele é considerado o oficial da cidade, com capacidade para 530 espectadores sentados. O nome do teatro é uma homenagem a uma das atrizes mais talentosas do País, Fernanda Montenegro, considerada a dama do teatro nacional. A atriz, muito atenciosa e agradecida, marcou presença em Palmas no dia da inauguração do teatro que leva seu nome. O Fernanda Montenegro já recebeu grandes nomes da televisão e do teatro nacional e mundial. Agora em junho, por exemplo, a atriz Elizabeth Savalla apresenta-se com o monólogo Friziléia.
No ano passado o teatro foi fechado para reformas. Reforma essa que não incluiu as poltronas e assoalho que, quem freqüenta o teatro sabe que já estão precisando ser trocados. A única transformação visível foi à cor do Espaço Cultural.
Outros espaços e oportunidades - O teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes, que como o próprio nome já diz é um mini-teatro. O teatro de bolso na verdade era um auditório que, em 2004, passou por reformas para se tornar teatro. Funcionou de 2004 a 2007, mas precisou ser fechado para novas reformas. Temos também o Sesc de Palmas que promove todo ano o Palco Giratório, com duas edições a cada semestre durante o ano. O Sesc pretende inaugurar até Outubro deste ano, o teatro do Sesc/TO, afirmou Luiz Melchiades,

Nenhum comentário: