Por: Mário Igor
Como você já sabe, ou ao menos deveria estar ciente, no próximo dia 05, o que corresponde ao mês de Maio, o corpo discente do curso de jornalismo e comunicação social da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) promoverá uma das duas chapas concorrentes à gestão 2008 do Centro Acadêmico (CA), por meio de votos livres e secretos.
Essa eleição é um direito dos universitários assegurado pelo estatuto do Centro Acadêmico de Comunicação Social, que também contém os deveres a serem cumpridos. Congregar e representar seus membros, recorrer de atos ou decisões que tenham ferido seus direitos, zelar pela conservação do patrimônio e contribuir para solucionar os problemas referentes ao curso são alguns dos pontos previstos nesse estatuto. Contudo, o CA do curso está sem gestão a mais de um ano. Quem está à frente do cargo é a comissão eleitoral, para não facilitar para quem queira dizer que o CA está abandonado.
Concorrem a esse posto duas únicas chapas: chapa Travessão e chapa Ação; por ironia do destino, sim, porque o estatuto não propõe esse número de chapas concorrentes. Ambas carregam a mesma bandeira, que é, fazer a ponte de ligação entre o acadêmico e a reitoria, buscando sanar às tantas carências que o curso de comunicação social possui. Entre essas carências a falta de livros específicos do curso que são de extrema necessidade pedagógica durante o processo de graduação do acadêmico, laboratórios com equipamentos sucateados e espaço físico inadequado, baixo investimento e acesso às pesquisas de extensão curricular, entre outras. Só para exemplificar.
A campanha eleitoral está acontecendo e se estenderá até momentos antes do voto, no dia 05 de Maio. É inolvidável que, diante a inexperiência política e desconhecimento referente a gestão do patrimônio público, será eleita a chapa mais carismática, a que possuir mais vínculos sociais dentro da instituição. O Centro Acadêmico, desde que levado a sério e funcionando inteiramente em prol do acadêmico, é uma ferramenta importante no processo de desenvolvimento da instituição e do curso.
Um comentário:
é isso ai, bem lembrado Mario..
se não me engano, os eleitores devem levar o RG para votarem.
Postar um comentário