terça-feira, 15 de abril de 2008

Penso, logo, existo!















Por: Henrique

Mentir & Omitir

Na formação que as pessoas recebem dentro de casa, aprendem que mentir é algo errado, os pais procuram através da inocência das crianças, educar seus filhos para saber o que eles fazem passo por passo. Mais depois de um tempo, essas pessoas aprendem que mentir é necessário, para melhoras em seu convívio social, e por benefício próprio, como por exemplo; ao se atrasar no trabalho ou na escola, já preparam uma desculpa para redimir o erro, ou ao esquecer de um compromisso com os amigos, já pensam em uma maneira de enganá-los de forma que eles não fiquem chateados por terem recebido um "bolo" de seu companheiro.
Mentir não é algo bom, mais às vezes é a alternativa correta a se seguir, há pessoas que defendem a tese, dos melhores relacionamentos amorosos, serem sustentados através da mentira. O que podemos tirar dessa afirmação? Uma meia verdade. Pois não há verdade absoluta, correto? Temos outra meia verdade.
Pois bem, vamos falar um pouco agora de omitir. Omitir é uma das melhores alternativas para sair de alguma enrascada com os pais, namorados, ou pessoas que tem um elo emocional e afetivo com você. Isso tudo por que ao omitir, você não está colocando sua integridade em risco com uma mentira, sabe-se que uma mentira, depois de muito tempo que foi contada, o mentiroso se esquece da historia que inventou, pelo simples fato dela não ter acontecido, mais se ele apenas omitir, este risco é severamente diminuído.
Porém, o que você faz a maioria das vezes que omite um fato? Você conta uma meia verdade, geralmente fala em uma história a parte que pode ser contada, e deixa de falar a que não deve ser contada, se analisar-mos no texto o que foi apontado como meia verdade, são coisas que podem ser propriamente ditas como mentiras, omitir então, é mentir? Em alguns casos sim, é uma mera questão de interpretação pessoal.

4 comentários:

Unknown disse...

OK Henrique, então escolho não omitir e expressar minha opinião... mas espera aí, omitir pode ser sinônimo de ocultar? Ah tanto faz!
Como ia dizendo, gostei demais das suas palavras, de fato, somos condicionado a mentir desde crianças, nossos pais metem e cobram a nossa verdade! Quando somos crianças eles sempre prometem que se continuarmos a fazer isso ou aquilo vão nos punir ou nos compensar com algo. Aí esquecem a promessa, aprendemos então que se eles podem fazer isso por que nós também não podemos? Essa é a primeira lição da mentira "de brincadeirinha" que acaba evoluindo (como tudo na vida) para uma "mentirinha séria".

Ah acho que já falei demais... Beijos!

Anônimo disse...

Ai Henrique, esse último parágrafo me fez ouvir você falando tudo isso muito rápido, o que me deixou confuso e maluco! Mas na segunda lida já entendi. xp
Bom, algumas coisas posso falar por mim, e outras somente por situações ocorridas com outras pessoas, as quais tenho conhecimento.
Mentir e omitir é um mal necessário! Quando vou sair num sábado a noite, minha mãe pergunta que horas eu volto, não adianta eu dizer que chegarei as 4hs da manhã, então mesmo ela sabendo que chegarei nessa hora sinto que ela quer ouvir que chegarei cedo, tipo 1:30hs, 2hs.. Fazer o quê né?! É mãe!
E em relacionamentos, as vezes você não se sente a vontade pra sair, achando inclusive que pode colocar a pessoa pra baixo caso saia, seja amigo ou namorada. E inventar uma desculpa pra não sair costuma ser bem melhor do que dizer simplesmente que não está a fim. E um bom exemplo de mentira, que ouvi de alguém um tempinho atrás, é que se uma pessoa é feliz ao seu lado, e sente necessidade de ouvir que você também tem um sentimento forte por ela, seria saudável a pessoa ouvir isso de você, mesmo que não seja totalmente verdade. Mas isso também depende do esclarecimento de cada um, pra que não fique peso na consciência depois.

Davi Overrem disse...

"E um bom exemplo de mentira, que ouvi de alguém um tempinho atrás, é que se uma pessoa é feliz ao seu lado, e sente necessidade de ouvir que você também tem um sentimento forte por ela, seria saudável a pessoa ouvir isso de você, mesmo que não seja totalmente verdade."

aUHAUHuhahuAHUAUHa parece sério mais eu acabei achando engraçado isso... rsrs
vcs 2 estão cobertos de razões,
eu não quero expor a forma como eu uso as mentiras pra benefício próprio, porém sao totalmente saudáveis essas mentiras...
só uma situação pra exemplificar...
a mae não gosta que o filho veja filme pornô, mais ele vê e disse que n vê para ela nao brigar com ele ATOA...
é esse tipo de coisa, o exemplo do filme foi bem infantil, minhas mentiras sao para causas mais nobres porém dentro desse parâmetro do exemplo.

Anônimo disse...

"E um bom exemplo de mentira, que ouvi de alguém um tempinho atrás, é que se uma pessoa é feliz ao seu lado, e sente necessidade de ouvir que você também tem um sentimento forte por ela, seria saudável a pessoa ouvir isso de você, mesmo que não seja totalmente verdade."

Um outro exemplo de omissão que quase todo mundo já viveu: Você sabe que o namorado de sua amiga está traindo ela, o que fazer, contar ou não?
As vezes vale a pena omitir, se o sacana do infeliz faz a amiga se sentir a pessoa mais amada do universo. Por incrível que pareça, ela não quer que aquela fantasia acabe. Nesses casos acho que vale a pena omitir e dar um "chacoalhão" no sacana pra ele se situar e deixar passar.

Uai, engraçado, sempre ouvir dizer que uma verdade que te faz chorar vale mais do que uma mentira que te faz sorrir! Tudo bem parece frases de adolescente, mas será que ainda vale segui-la quando se trata de relacionamentos (namoro ou amizade)?